Pular para o conteúdo principal

ressonância

http://youtu.be/Qf0t4qIVWF4 (ondas sonoras)

http://youtu.be/H3gbZ9tA4Zw (tigelas tibetanas)

hoje o texto não é meu, mas teve a participação de 2 mestres: Dr. Paulo Pontes e Dra Mara Behlau. A ressonância foi explicada de um jeito bem facil pela revista super interessante. Dá pra ilustrar bem nossas conversas sobre ressonância vocal e ondas sonoras. Espero que gostem.


Jogo de ondas
“Ao entrar em uma caixa de ressonância, a onda sonora bate e volta, cruzando com outra onda que vem atrás, no mesmo trajeto. No encontro, se uma onda for exatamente o oposto da outra, os dois sons se anularão. Se as duas ondas se encaixarem, acabarão se somando e dessa maneira o som será amplificado. Se, no entanto, as ondas não se encaixarem perfeitamente, o som original será abafado”.
“As ondas sonoras geradas na glote atravessam um verdadeiro sistema de amplificadores, formado pelos próprios pulmões, mais a laringe, a faringe, a boca, o nariz e por uma série de cavidades existentes nos ossos da face, os seios paranasais. Ao entrar em uma dessas estruturas, chamadas caixas de ressonância, é como se a onda sonora batesse em uma parede e ricocheteasse; desse modo, acaba se chocando com outra onda sonora no caminho. Conforme a combinação resultante do encontro, aquela primeira onda sonora pode ser amplificada, tornando-se audível. Mas também ocorre o oposto —uma onda atenuar outra. E justamente o jogo de abafar ou de aumentar o volume de certos sons que dá ao homem uma voz quase tão rica em nuances quanto a música de um piano. As cordas vocais são como o samba de Tom Jobim: emitem uma nota só, o chamado tom fundamental; outras notas podem entrar—os tons harmônicos, múltiplos do fundamental—, mas a base é uma só, de novo como na canção. Mesmo partindo de um único tom, o homem constrói toda uma gama sonora”.

Revista Superinteressante “Como o homem fala” por Lúcia Helena de Oliveira edição 036 de setembro de 1990

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

onda mucosa

http://youtu.be/UsFtDdd3emE  (onda mucosa- pregas vocais- filme) http://youtu.be/SRTAcEnGJNY  ( esquema didático ) desenho das camadas internas da prega vocal:

dois oradores

           Podemos observar diferenças de estilos e de estratégias nos dois oradores   ( aqueles q abordamos em aula e que peço que não mencionem   os nomes, por favor). Estou usando-os porque para nós foram exemplos vivos de boa oratória. Vamos iniciar ressaltando que são duas pessoas bem diferentes no estilo de ser, o que reflete obviamente no estilo de falar. Ambos muito bons.   O primeiro abordou um assunto muito explorado, que já trás no bojo pré conceitos por parte da platéia. O segundo   trouxe um assunto   que pôde ser aprofundado e não contava com um pré conceito da platéia.   Daí, pudemos ver a diferença no comportamento dos oradores ao responderem as perguntas. O primeiro não pôde respaldar-se totalmente no seu discurso porque não pôde aprofundar como a platéia exigiu nas perguntas. O segundo como explorou mais e em profundidade, estava mais didático, com intuito de ensinar realmente, pôde respon...

festival de ópera de Brasília

Estamos vivendo o primeiro festival de ópera de Brasilia! até que enfim, entramos no roteiro. Não temos o glamour dos teatros de Manaus ou de Belém, mas Brasília tem charme, público, músicos e cantores de grandeza operística! Parabéns a todos os envolvidos.  Professores de canto, cantores, alunos, fonos, amigos e parceiros...nos encontramos lá!! (teatro nacional as 20:00h) Para os amigos do blog, um presente: a lindíssima voz de Mirusia, da cia de Andre Rieu, da Strauss Orchest http://youtu.be/TkY9HtwXNU8