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sobre escuta

SOBRE ESCUTA
 Esse resumo de hoje é baseado no treinamento da Marah Behlau e da Ingrid Gielow sobre competência comunicativa.

5 tipos de escuta: apreciativa, empática, compreensiva, perspicaz e avaliadora.




falante
ouvinte
Apreciativa
Mensagem ou emoção. Conquista o ouvinte
Prazer, lúdico
Empática
Dasabafar sentir acolhido
Solidariedade. NÃO tentar resolver o problema
Compreensiva
Compartilhar um evento
Pergunta e devolve organizando o discurso
Perspicaz
Ensinar, instruir, compartilhar, mostrar q possui informação. Jogo de poder
Perguntar para ter a informação que precisa/ quer. “benchmarking”
Avaliadora
Mostrar solução, justificar, trazer novos fatos, resolver, fazer com q o outro decida
Perguntar, tomar decisões baseadas nas informações oferecidas. Aceitar ou rejeitar o que é dito.


Durante nossa fala estamos sempre ouvindo.
 O ouvir conduz o falar.

 Na vida profissional devemos fazer a escuta conscientemente percorrendo os 5 tipos de escuta e priorizando um aspecto dependendo do contexto.

 Mais uma vez reforço o caráter dinâmico da fala e sua fluidez; dos jogos entre o falar e ouvir, entre o pensar e dizer; entre realmente ouvir e o apenas calar para o outro dizer.

Ouvir nos coloca em uma nova posição e essa nova posição nos dá um inusitado ângulo para enxergar, analisar e conhecer o assunto sob outro olhar, sob o olhar do outro. Extremamente rico e deve ser treinado, assim como resistir em dar a solução para um problema q está sendo desabafado.

Importante: Quando o falante está desabafando, ele está na tentativa de curar-se do problema ou de torna-lo mais leve. Só isso. Na maioria das vezes o próprio falante sabe a solução, mas  “põe pra fora”, digamos assim, o que não cabe dentro dele mais. O que ele não quer ou não consegue guardar sozinho. Uma atividade terapêutica e ás vezes lúdica,  de falar sobre um assunto. Nessa escuta o olhar é o mais importante e vejam é a mais "passiva" vocalmente falando das 5 escutas e a mais difícil. É quando o silencio fala alto.

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