O olhar é o primeiro passo para que um diálogo aconteça. Ele influencia a evolução ou a regressão do diálogo verbal, e facilita as demais formas de comunicar. É importante instrumento de comunicação humana. Um bom comunicador deve ter dominio ou pelo menos noção do impacto do olhar.
O olhar deve ser sempre ser receptivo. Tirar a agressividade e o julgamento.
Ser verdadeiro e nunca falar com os olhos semi cerrados.
O que diz a intenção do olhar é o pensamento.
Sempre há um subtexto de comunicação que é não verbal.
Os olhos são os espelhos da alma.
Por eles o interlocutor “sente”, percebe e avalia até onde pode ir no seu discurso oral.
No exercício do papel de padre, o olhar deve ser acolhedor sempre.
E estar envolto de um subtexto saudável.
Coloque-se a disposição para servir de instrumento.
Esse olhar é um canal que você “empresta” para outro olhar. No papel de padre vc está emprestando também seu olhar.
O ator deve estar atento a emoção que irá imprimir a sua personagem e buscar as bases destas nas suas próprias. Não sem fundir a ela, mas emprestá-la de forma consciente. Fique atento sempre para manter separado o que é seu, o que é de ator e o que é da personagem. Os conteúdos e emoções interrelacionam-se, mas cada um no seu papel.
Vc deve sair da sua interpretação sendo você mesmo com suas próprias emoções não levando a emoção da cena pra sua vida.. Tenham consciência de quem vocês são e onde estão naquele momento. Não misture personagem com você:Regra de ouro no teatro e na vida! Interprete as emoções. Viva-as no palco e deixe-as no camarim junto com os figurinos. Tire-as de você como quando tira a maquiagem da sua personagem. Pode fazer esse desligamento enquanto faz o desaquecimento vocal!
O olhar na tv é ressaltado, e deve ser estudado como um laboratório. Se no teatro o olhar pode perder-se do subtexto e ainda assim a verdade da cena ser mantida, o mesmo naõ vale para a tv. Um lapso de subtexto, falha evidente será na tv. Observem os repórteres, atores interpretes da noticia! Porque a matéria gravada é mais tranqüila de fazer do que a ao vivo? Subtexto seguro.
O vendedor ou o advogado devem estar aberto a seu cliente sem julgamentos e sem imposições. O momento de impor algo é no fechamento ou da venda ou do contrato. Depois que o vínculo de comunicação, depois que a troca, está estabelecida. Lembrem-se de que ninguém ganha se não der. Isso vale para o olhar, para a voz e para todos os aspectos da comunicação.
O cantor deve sempre colocar no olhar a emoção que a música transmite para ser coerente e dar presença de palco, verdade ao clipe e contagiar a platéia.
O orador em geral deve estar aberto ao interlocutor. Receptivo e com boas intenções. As intenções são descobertas pelo interlocutor atento. No mínimo percebidas pelo interlocutor “intuitivo”.
Procure olhar seu interlocutor nos olhos. Se por algum motivo ( e eles podem existir com freqüência) vc não conseguir olhar a pessoa nos olhos, mire um ponto no rosto daquela pessoa e fixe-se nele.
Para se proteger do olhar do outro, use a mesma estratégia. Não retire os olhos enquanto existir fala.. se o seu subtexto sumir, busque um outro ponto e tome-o como sua referencia, não vale ficar buscando onde olhar. Isso da insegurança e tira a atenção.
O rosto deve estar com a musculatura solta, sem tensões. Lábios não devem ficar apertados, nem os dentes. Olhar e expressão facial caminham juntos. Tensão no rosto transmite a sensação de não receptividade e sem receptividade o dialogo não funciona, a comunicação não acontece.
Mais uma vez: Busquem o espelho e estudem vocês mesmos. Como vc eh e como vc aparece para os outros. Vídeo gravado também ajuda. Essa eh uma busca constante, afinal estamos sempre em movimento, em mudanças, em construção.
Isso não é fingimento, é trazer para a consciência o que fazemos inconscientemente. E conhecer-nos é amadurecer. Olhar com generosidade e bondade para si mesmo, escolher o que melhor possuir, moldar-se, e usar. Isso é profissionalizar-se. Ser um artífice de si mesmo. Usar seu repertório vocal, visual, emocional com critério e responsabilidade, na comunicação profissional é ter técnica.
O olhar pode determinar o “tom” da conversa e permite a intimidade entre os falantes. Assistam um filme de cinema mudo, como exercício. Tentem brincar de “serio”. “leiam” as figuras dos olhos nos desenhos das revistas em quadrinhos, tire o som da tv e tentem adivinhar o subtexto ou o assunto do dialogo. Estão esperando o ônibus? Observem as pessoas na rua e adivinhem sua conversas, emoções. Estão na fila do banco? Olhem a sua volta. As pessoas nos dão aulas de expressão e comunicação o tempo todo. Somos comunicadores inclusive quando calados. “Olhe nos olhos e quero ver o que você diz...”
Observem que uma sobrancelha alta revela susto mas alta e tensa revela medo. Um sorriso com comissuras labiais tensas. Reflete medo insegurança. Sorriso verdadeiro a vontade eleva as maças do rosto, fecha os olhos e enruga o nariz
Brinquem no site: linguagem corporal.net.br tem alguns joguinhos de advinhações na net sobre microexpressões e sobre quem esta mentindo ou não.
Brinquem com cuidado, lembrem-se que somos seres humanos complexos, e não eh apenas um item que nos dirá a autenticidade de um sorriso ou de um discurso. Somos muuuuuito mais que músculos.
Mantenham os olhos abertos, atentos e receptivos.
Homens:
Olhem o ambiente.
Olhos abertos.
Subtexto
Fixem um ponto no rosto ou os pontos cardeais na platéia.
Sem tensões. Face e corpo relaxado.
Sorriam com os olhos.
Mulheres:
Abracem com o olhar a platéia ou o interlocutor com calma, carinho e disponibilidade. Mantenham a atenção no assunto e não tanto na pessoa ou no ambiente em que estão.
Sorriam com os olhos.
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