Pular para o conteúdo principal

trava linguas

tiradas da internet... pra quem nao teve coragem de buscar on line....
quem quizer tem um livro com melhor qualidade na biblioteca, ok? bom proveito!
58 FRASES TRAVA-LÍNGUA
1. Se vai-e-vem vai e vem, vai-e-vem vai, se vai-e-vem vai e não vem, vai-e-vem não vai... 
2. O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
3. Tinha tanta tia tantã. Tinha tanta anta antiga. Tinha tanta anta que era tia. Tinha tanta tia que era anta.
4. O peito do pé do Pedro é preto, é preto o peito do pé do Pedro. Quem disser tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé do Pedro é mentiroso.
5. Saber e querer, quem sabe vivi de saber querer saber, quem não sabe quer saber viver, vivendo a vida de saber e que é o saber sem saber querer.
6. A mulher barbada tem barba boba babada e um barbado bobo todo babado.
7. A frota de frágeis fragatas, fretada por um franco frustrado, enfreado de frio, naufragou na refrega, por frêmitos flecheiros africanos.
8. Tagarelarei, tagarelaras, tagarelará, tagarelaremos, tagarelareis, tagarelarão.
9. Um pé de gabiroba bem gabirobadinho, quem bem o desingabirobasse bom desengabirobador seria.
10. O prestidigitador prestativo está preste a fazer uma prestidigitação prodigiosa e prestigiosa.
11. Eu não ligo para a Liga, porque a Liga não me liga. Se a Liga me ligasse eu ligava para a Liga. Mas como a Liga não me liga, eu não ligo para a Liga.
12. O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui daqui.
13. Meio milhão, dez limões, dois milhões, nove limões, três milhões, oito limões, quatro milhões, sete limões, cinco milhões, seis limões, seis milhões, cinco limões, sete milhões, quatro limões, oito milhões, três limões, nove milhões, dois limões, dez milhões, meio limão.
14. Gato escondido com rabo de fora tá mais escondido que rabo escondido com gato de fora.
15. Quem nasce em Itaquaquecetuba é itaquaquecetubense, quem nasce em Caraguatatuba é caraguatatubense.
16. A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...
17. Se o papa papasse pão, se o papa papasse papa, se o papa papasse tudo, seria um papa papão!
18. O doce perguntou pro doce: Qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce. 
19. O rato roeu a roupa do Rei de Roma e a rainha com raiva resolveu remendar.
20. É um dedo, é um dado, é um dia. É um dia, é um dado, é um dedo. É um dedo, é um dia, é um dado. É um dado, é um dedo, é um dia. É um dia, é um dedo, é um dado. É um dado, é um dia, é um dedo.
21. Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes. 
22. Vida difícil é a vida de um homem que vive a vida envolvida na vida de uma mulher da vida.
23. Fui à loja do Sr. Bolotas comprar bolas. Ora bolas para o Sr. Bolotas que não tinha bolas na loja das bolas.
24. Quando eu digo, digo, não digo, Diogo? Quando digo, Diogo, não digo! Digo, por isto eu digo: digo ou Diogo?
25. A língua lânguida lambe a seiva da saliva. Cada lambida líquida da saliva o sulco salino seca o suco sugado, saboroso e salgado!
26. Devora dor doída, distante da dor desmedida, daquilo dista dimensão, do devorador disto.
27. Taquígrafo aqui não grafa, sem garfo, girafa e garrafa, taquigrafou no telégrafo, até que taquicardia atacou.
28. Pedro preto peludo no peito levou pedrada na perna quebrada dada pelo pedreiro no terreiro.
29. O molho de chaves caiu no molho de tomate, ficou molhado, avermelhado, envergonhado. Molho molhado no molho de tomate é disparate, não o maltrate!
30. A perereca Sapeca ficou pererecando com outra perereca careca que fazia sapequice e era serelepe.
31. O sapo Sabino sabia da sua saborosa sopa. O sapo Sapudo só sabia que o sapo Sabino sabia. O sapo Sabino não sabia que o sapo Sapudo sabia que ele sabia. A saborosa sopa suculenta tinha até polenta!
32. Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas. Tira da boca da bica, bota na boca da bomba. 
33. Larga a tia, largatixa! Lagartixa, larga a tia! Só no dia que sua tia Chamar largatixa de lagartinha!
34. A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
35. Uma trinca de trancas trancou o Tancredo.
36. Um grego é gago, outro grogue é gagá. Tem um grego gagá e um grogue gago. Tem também grogue e um gago gagá.
37. Se a aranha arranha a rã, se a rã arranha a aranha, como a aranha arranha a rã? Como a rã arranha a aranha?
38. Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepípedovia. Uma paralelepípedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepípedovia é uma paralelogramolândia?
39. Paga o pato, dorme o gato, foge o rato, paga o gato, dorme o rato, foge o pato, paga o rato, dorme o pato, foge o gato.
40. A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.
41. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
42. Em um ninho de mafagafos haviam sete mafagafinhos; quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será. 
43. O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
44. Maria-Mole é molenga, se não é molenga, não é Maria-Mole. É coisa malemolente, nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.
45. É crocogrilo? É crocodrilo? É cocrodilo? É cocodilho? É corcodilho? É crocrodilho? É crocodilho? É corcrodilo? É cocordilo? É jacaré? Será que ninguém acerta o nome do crocodilo mané?
46. Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito, pois prejulgamos pugna pretérita perfeitíssima.
47. Lalá, Lelé e Lili e suas filhas Lalalá, Lelelé e Lilili e suas netas Lalelá, Lelalé e Lileli e suas bisnetas Lilelá, Lalilé e Lelali e suas tataranetas Laleli, Lilalé e Lelilá cantavam no coro lalalalalalalalalá.
48. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
49. Não consinto que confunda cinto com funda nem consinto que confunda funda com cinto.
50. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!
51. Quando o Tatá tá, tá. Quando Tatá não tá, a mulher do Tatá tando é o mesmo que Tatá tá!
52. Uma casa bem embaldramada, outra por desembaldramador que desembaldramar esta casa, bom desembaldramador será.
53. Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia na luz.
54. Mefistófeles felestofisme fez com que tomelesfisse os lesfemefistos e os fisfementoles com os femetofisles e os tolesmefifes. Foi daí que nasceu um metofisfeles felestofismezinho.
55. Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo e o papo soltando o vento.
56. Se o bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplatanilizar não haveria desconstantinoplatanilizador que a desconstantinoplatanilizaria desconstantinoplatanilizadoramente.
57. Se cada um vai a casa de cada um é porque cada um quer que cada um lá vá. Porque se cada um não fosse a casa de cada um é porque cada um não queria que cada um fosse lá. 
58. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recursos vocais para professores

Os recursos vocais podem ser usados na sala de aula pelo professor, usando as técnicas intencionalmente, com objetivo de otimizar, facilitar e conduzir a atenção e aprendizagem do aluno. As técnicas vocais também auxiliam na saúde vocal do professor. A aprendizagem acontece na integração das informações captadas pelos sentidos e processadas pelo cérebro. Toda aprendizagem traz em  seu bojo um conjunto de emoções. Cada pessoa prioriza um canal de entrada específico e apreende o mundo e as experiencias nele vividas. Priorizar um sentido não significa excluir os demais. Fazemos uma percepção global que envolve todos os sentidos: a audição,   a visão, o olfato,  a cinestesia. O professor deve ter em mente a diversidade das habilidades dos seus alunos e pode explora-las com técnica direcionada na sua forma de falar. (Conforme a intensão do momento). Todos esses sentidos que captam as experiências intrínsecas do mundo onde estamos inserido e provocam emoções. São essas emoções que fixam a ap

dois oradores

           Podemos observar diferenças de estilos e de estratégias nos dois oradores   ( aqueles q abordamos em aula e que peço que não mencionem   os nomes, por favor). Estou usando-os porque para nós foram exemplos vivos de boa oratória. Vamos iniciar ressaltando que são duas pessoas bem diferentes no estilo de ser, o que reflete obviamente no estilo de falar. Ambos muito bons.   O primeiro abordou um assunto muito explorado, que já trás no bojo pré conceitos por parte da platéia. O segundo   trouxe um assunto   que pôde ser aprofundado e não contava com um pré conceito da platéia.   Daí, pudemos ver a diferença no comportamento dos oradores ao responderem as perguntas. O primeiro não pôde respaldar-se totalmente no seu discurso porque não pôde aprofundar como a platéia exigiu nas perguntas. O segundo como explorou mais e em profundidade, estava mais didático, com intuito de ensinar realmente, pôde responder fazendo referências ao próprio discurso com mais facilidade que o primeiro.

reflexões sobre educar.

Recebi um texto belíssimo e muito correto de uma jornalista   publicado numa revista semanal, falando sobre educação, preparo para a vida, limites, frustrações e felicidade. E veio mesmo de encontro aos meus pensamentos de inicio de ano letivo quando me encontro com os desafios de educar e formar, tanto como professora quanto como mãe. Educar   e formar acontece dentro e fora da sala de aula. Na arte de lidar com pessoas moldamos e somos moldados reciprocamente. Não há um aluno que não te acrescente, não há uma aula dada que não se saia maior. Não há um dever de casa da alfabetização que não reavive o meu saber por um outro caminho, um outro viés. Um outro olhar sobre o aprender. É essa infinitude de vieis do aprender que me encanta. Lido com crianças aprendizes das formalidades educativas há vários anos. E recentemente lido também com jovens homens em formação. Em toda situação o aprendizado acontece, mas nenhum deles ate hoje aconteceu percorrendo o mesmo caminho, embora as