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5 recursos vocais pra aula virtual RESUMO

 

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RECURSOS VOCAIS PRA SALA DE AULA VIRTUAL

A voz tem recursos que auxiliam na melhor aprendizagem e na longevidade vocal do professor. Os recursos vocais prolongam a saúde da voz e é instrumento de construção do pensamento.

Toda aprendizagem envolve sentidos e emoções. E esses sentidos  e as emoções são alcançados pela voz.  Algumas pessoas priorizam a audição, o olfato, o visual e outras o cinestésico. Com a voz alcanço a todos.

 Com a voz e a fala, construo imagens mentais para os visuais, envolvo os auditivos na musicalidade da voz ofereço sensações de movimento para os cinestésicos e posso inclusive criar sensações olfativas; sendo que tudo isso auxilia na  aprendizagem criando memorias e fixando aprendizagem do conteúdo

É importante e manter os turnos de diálogos, mesmo que interno, principalmente quando a comunicação é intermediada pelas tecnologias.  Objetivo é atingir  de forma humana mesmo que através da tecnologia. Manter o dialogo, vale para aulas on line e aulas gravadas, tanto quanto nas aulas presenciais.

Como manter a interação, a saúde vocal, a atenção, e garantir a aprendizagem?

Mantemos a interação com trocas de turnos do dialogo que podem ser incentivadas ou oferecidas nas pausas estratégicas

 na variação dos recursos vocais, distribuimos as forças musculares envolvidas na produção da voz e da fala, evitamos sobrecarga e a fadiga vocal , garantimos assim conforto e saude vocal.

 Mantemos a atenção dos alunos variando os recursos vocais de velocidade, domínio de  pausas, volume, tom de voz e melodia.

A velocidade, pode ser aumentada e diminuída. Se adequa ao mesmo temo que influencia o ânimo da turma. Posso introduzir um assunto com velocidade aumentada  e lentificar nos momentos de maior complexidade. Posso revisar com velocidade aumentada e reforças os pontos que desejo que os alunos memorizem de forma mais lenta. Variando a velocidade atinjo varias velocidades e formas de pensamento que são únicas e individuais. Sabemos que pra uma nova informação ser aprendida ela tem que ser repetida varias vezes. E quanto mais essa repetição for variada, melhor  será apreendida.

As pausas funcionam como marcadores de atenção. Elas podem ser repentinas, preenchidas por vogais prolongadaaas, ou simplesmente preenchidas aham? Elas funcionam como marcadores da troca de turno do dialogo e facilitam  o dialogo interno. O tempo necessário pra questionamento, raciocínio e compreensão da informação entregue é dado pela pausa. Usar pausas, provoca oportunidade de pensamento e mantém a atenção. O que é o oposto de falar pausadamente. Falar pausadamente leva a diminuição da velocidade,  não envolve nem favorece raciocínio e torna a fala  enfadonha e desestimulante. O uso consciente de pausas conduz o raciocínio.

O volume da voz pode ser variado, causando sensação de energia se movimentando, o que é muito importante para os cinestesicos. Aumentar o volume em palavras chaves ou frases , depois abaixar na repetição fazendo a oposição, elevando novamente no resumo do conteúdo, auxilia os alunos na aprendizagem. Favoreço a construção de mapas mentais de forma automática. A variação e volume oferece destaque ao conteúdo.

O tom de voz  que pode percorrer do grave ao agudo, quando variado, oferece oportunidades de provocar sensações no aluno de formas diferentes. Torna a audição lúdica, prazerosa e a mantém o foco de atenção na fala do professor. É o recurso que mais contribui para manter conforto e a saúde vocal do professor. Se não há essa variação, sobrecarrego  muscularmente o aparelho fonador, provoco rouquidões e não cativo o aluno. Vozes monótonas, com poucas variações,  dificilmente mantem a atenção do aluno. E em oposição, vozes com variações mantem o aluno atento.

A melodia, é o conjunto orquestrado dos recursos vocais. É o colorido,  o subir e descer, a movimentação da voz, a musicalidade da fala. Quando  a voz é  melodiosa oferece elementos pro aluno  se apegar, e ele o faz de forma inconsciente.  Na aula presencial o aluno utiliza de diferentes informações pra manter a atenção por um período de tempo maior. Informações essas que no ambiente virtual estão bastante reduzidas. Dai a importância da voz ser bem explorada em seus recursos.

É bom ter uma boa articulação para permitir a fluidez das informações, uma psicodinâmica coerente,  uma coordenação com a respiração e apoio, uma boa projeção e preparo muscular. Porque a voz é produzida dentro de um conjunto físico e psiquico complexo e inseparável.

Mas para esse momento, experimentar  e explorar esses 5 recursos: velocidade, pausas, intensidade, tom e melodia já vai auxiliar aluno e professor. E nosso objetivo é apoiar tecnicamente o professor no seu trabalho para que aconteça de forma fácil eficiente e saudável.

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