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RECURSOS VOCAIS PRA SALA DE AULA VIRTUALA voz tem recursos que auxiliam na melhor aprendizagem e na longevidade
vocal do professor. Os recursos vocais prolongam a saúde da voz e é instrumento
de construção do pensamento.
Toda aprendizagem envolve sentidos e emoções. E esses
sentidos e as emoções são alcançados pela
voz. Algumas pessoas priorizam a
audição, o olfato, o visual e outras o cinestésico. Com a voz alcanço a todos.
Com a voz e a fala, construo
imagens mentais para os visuais, envolvo os auditivos na musicalidade da voz ofereço
sensações de movimento para os cinestésicos e posso inclusive criar sensações
olfativas; sendo que tudo isso auxilia na
aprendizagem criando memorias e fixando aprendizagem do conteúdo
É importante e manter os turnos de diálogos, mesmo que
interno, principalmente quando a comunicação é intermediada pelas
tecnologias. Objetivo é atingir de forma humana mesmo que através da
tecnologia. Manter o dialogo, vale para aulas on line e aulas gravadas, tanto
quanto nas aulas presenciais.
Como manter a interação, a saúde vocal, a atenção, e
garantir a aprendizagem?
Mantemos a interação com trocas de turnos do dialogo que
podem ser incentivadas ou oferecidas nas pausas estratégicas
na variação dos
recursos vocais, distribuimos as forças musculares envolvidas na produção da
voz e da fala, evitamos sobrecarga e a fadiga vocal , garantimos assim conforto
e saude vocal.
Mantemos a atenção dos
alunos variando os recursos vocais de velocidade, domínio de pausas, volume, tom de voz e melodia.
A velocidade, pode ser aumentada e diminuída. Se adequa ao
mesmo temo que influencia o ânimo da turma. Posso introduzir um assunto com
velocidade aumentada e lentificar nos
momentos de maior complexidade. Posso revisar com velocidade aumentada e
reforças os pontos que desejo que os alunos memorizem de forma mais lenta. Variando
a velocidade atinjo varias velocidades e formas de pensamento que são únicas e individuais.
Sabemos que pra uma nova informação ser aprendida ela tem que ser repetida
varias vezes. E quanto mais essa repetição for variada, melhor será apreendida.
As pausas funcionam como marcadores de atenção. Elas podem
ser repentinas, preenchidas por vogais prolongadaaas, ou simplesmente preenchidas
aham? Elas funcionam como marcadores da troca de turno do dialogo e facilitam o dialogo interno. O tempo necessário pra questionamento,
raciocínio e compreensão da informação entregue é dado pela pausa. Usar pausas,
provoca oportunidade de pensamento e mantém a atenção. O que é o oposto de falar
pausadamente. Falar pausadamente leva a diminuição da velocidade, não envolve nem favorece raciocínio e torna a
fala enfadonha e desestimulante. O uso
consciente de pausas conduz o raciocínio.
O volume da voz pode ser variado, causando sensação de
energia se movimentando, o que é muito importante para os cinestesicos. Aumentar
o volume em palavras chaves ou frases , depois abaixar na repetição fazendo a
oposição, elevando novamente no resumo do conteúdo, auxilia os alunos na
aprendizagem. Favoreço a construção de mapas mentais de forma automática. A variação
e volume oferece destaque ao conteúdo.
O tom de voz que pode
percorrer do grave ao agudo, quando variado, oferece oportunidades de provocar
sensações no aluno de formas diferentes. Torna a audição lúdica, prazerosa e a
mantém o foco de atenção na fala do professor. É o recurso que mais contribui
para manter conforto e a saúde vocal do professor. Se não há essa variação, sobrecarrego muscularmente o aparelho fonador, provoco rouquidões
e não cativo o aluno. Vozes monótonas, com poucas variações, dificilmente mantem a atenção do aluno. E em
oposição, vozes com variações mantem o aluno atento.
A melodia, é o conjunto orquestrado dos recursos vocais. É o
colorido, o subir e descer, a
movimentação da voz, a musicalidade da fala. Quando a voz é
melodiosa oferece elementos pro aluno
se apegar, e ele o faz de forma inconsciente. Na aula presencial o aluno utiliza de diferentes
informações pra manter a atenção por um período de tempo maior. Informações essas
que no ambiente virtual estão bastante reduzidas. Dai a importância da voz ser
bem explorada em seus recursos.
É bom ter uma boa articulação para permitir a fluidez das
informações, uma psicodinâmica coerente, uma coordenação com a respiração e apoio, uma
boa projeção e preparo muscular. Porque a voz é produzida dentro de um conjunto
físico e psiquico complexo e inseparável.
Mas para esse momento, experimentar e explorar esses 5 recursos: velocidade,
pausas, intensidade, tom e melodia já vai auxiliar aluno e professor. E nosso
objetivo é apoiar tecnicamente o professor no seu trabalho para que aconteça de
forma fácil eficiente e saudável.
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