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Recursos vocais para professores

Os recursos vocais podem ser usados na sala de aula pelo professor, usando as técnicas intencionalmente, com objetivo de otimizar, facilitar e conduzir a atenção e aprendizagem do aluno. As técnicas vocais também auxiliam na saúde vocal do professor.
A aprendizagem acontece na integração das informações captadas pelos sentidos e processadas pelo cérebro. Toda aprendizagem traz em  seu bojo um conjunto de emoções.
Cada pessoa prioriza um canal de entrada específico e apreende o mundo e as experiencias nele vividas. Priorizar um sentido não significa excluir os demais. Fazemos uma percepção global que envolve todos os sentidos: a audição,   a visão, o olfato,  a cinestesia. O professor deve ter em mente a diversidade das habilidades dos seus alunos e pode explora-las com técnica direcionada na sua forma de falar. (Conforme a intensão do momento).
Todos esses sentidos que captam as experiências intrínsecas do mundo onde estamos inserido e provocam emoções. São essas emoções que fixam a aprendizagem. O caminho neural e a química cerebral das emoções estão diretamente ligadas a aprendizagem. 
O professor pode escolher explorar esses canais de acesso e oferecer as pistas considerando as tendencias individuais de cada alunos na sua sala de aula.
 Com a voz e fala e professor constrói imagem mental para os alunos visuais, envolve os alunos auditivos  na musicalidade da sua fala, provoca sensações táteis  e de movimento em seus alunos cinestésicos, podendo inclusive criar um ambiente perfumado com as induções olfativas. 
Ao cri-las o professor promove um acesso subconsciente  e cria impressões e memória de aprendizagem pelo  lastro emocional provocado ou evocado.

Sendo assim o professor deve ser expressivo e natural em sua comunicação. Falar de forma conectada com seus sentimentos e emoções relacionado a seu conhecimento que quer transmitir; colocando todas essas habilidades na sua voz e fala. Isso extrapola a mensagem e o conteúdo; Perpassa pela forma de falar e de usar a voz.
É importante uma articulação precisa, aberta que permita a transmissão e entrega do conteúdo para a aprendizagem. A voz que seja agradável, confortável para o falante e para o ouvinte, congruente com a imagem do professor sem oferecer informações que interfiram ou sobressaiam ao discurso. Que chame a tenção desmedidamente. Estamos falando sobre a forma de entregar esse conteúdo pelo discurso.

As estratégias de como de utilizar potencialmente os recursos vocais, trazem benefícios aos professores e aos alunos. Que são o emissor e o receptor do dialogo  na sala de aula.
O aluno tem sua capacidade de aprendizagem ampliada e seu tempo de atenção prolongado. Facilita a manutenção do foco de atenção, e este quando perdido é recuperado de forma mais fácil e eficiente quando há mais pistas para ele se apegar e reentrar no processo de escuta, experiencia e sensação, da aprendizagem. Quando o aluno está sendo conduzido pela melodia vocal, ele volta sua atenção de forma mais rápida, pois se apega a pista auditiva. A voz alem da informação, transmite emoções e causa sensações, e esse causar emoção prazerosa no aluno faz com que ele aprenda mais rápido e melhor. Acessar emoções, também promove identificação, conexão e vence resistências.
Para o professor os benefícios são alem dos emocionais, já que com conexão a fala e a informação flui melhor e a troca acontece de forma mais verdadeira, o beneficio físico pois a utilização dos recursos vocais distribuem melhor as forças musculares exigidas na produção da voz e na fala laboral. Falar torna-se prazeroso, leve e confortável. Previne lesões, rouquidões, disfonias e doenças vocais.

Sabendo os caminhos, o impacto e os benefícios dos recursos vocais vamos nomeá-los: velocidade, intensidade, pausas, melodia e tom.
Todos funcionam como marcadores de ênfase no discurso. Com ele posso destacar as informações importante e aquelas que os alunos devem memorizar de forma natural.
 A velocidade pode ser aumentada e diminuída, e se adequa ao ânimo da turma e a complexidade da informação. Posso destacar com velocidade lentificada e revisar com velocidade aumentada. Introduzir o assunto com velocidade aumentada e especificar e detalhar com velocidade reduzida.
As pausas funcionam como  eficientes marcadores de atenção e podem ser pausas duras e mais repentinas, pausas com prolongamentos de vogais, e pausas preenchidas. O incremento da melodia, o subir  e descer cadenciado do ritmo e intensidades,  deve ser orquestrado de maneira natural. Posso com a minha voz falar trechos ou palavras mais agudas e ou mais graves, variando dentro da frase conforme seu valor comunicativo; posso também aumentar e abaixar o volume, variando a intensidade. O importante é manter a variação melódica e tornar o discurso prazeroso fácil e mais próximo ao diálogo presencial. 
É na habilidade sonora que transporto as sensações e a intensão de dialogo interativo que a aula gravada não permite acontecer.  Preciso então que a voz ofereça esse espaço de diálogo interno questionamento e conclusão, passos do raciocínio envolvido na aprendizagem. A aprendizagem acontece na troca, na interação social, que na situação atual, tem sido intermediada pelos meios de comunicação: computador, celular e internet.

Para utilizar os recursos vocais devemos estar atento a psicodinâmica vocal: o impacto e impressão que ela causa, a emoção que ela constrói ou acessa. 
A psicodinâmica vocal pode ser investigada e treinada pela estrategia de gravação e análise crítica. Sem julgamento subjetivo, mas de forma objetiva, checando o que funcionou ou não na comunicação; aceitando as pequenas falhas humanas e aceitáveis de comunicação. Gravar, assistir, aperfeiçoar e experimentar versões é o aprimoramento da psicodinâmica e tem a ver com o auto conhecimento e desenvolvimento pessoal.

Mas em quais situações esses recursos vocais podem ser utilizados? em toda a situação que envolver comunicação. Seja na aula gravada, na interativa online ou na presencial.  A aula gravada exige muito mais das habilidades e os recursos vocais auxiliam na sensação de interação; já que os elementos de comunicação presencial são reduzidos na comunicação  virtual. 
 Os elementos que os alunos utilizavam inconscientemente para manter atenção e fortalecer o aprendizado, existem de forma reduzida na comunicação virtual, e devem ser incorporados e transmitidos na voz pela fala.
 
Espero que essa nossa conversa sobre comunicação e os recursos vocais que podemos utilizar  tenha contribuído para facilitar a sua comunicação profissional como professor e extrapolado a indicação simplista do uso dos recursos vocais de velocidade, melodia, intensidade, pausas, volume e tom de voz.
boa sorte, e obrigada por passar esse tempo comigo.


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