Pular para o conteúdo principal

comunicação para grupos

Unificando o grupo pela comunicação.

Quem são essas pessoas?
Ao entrar na sala veja, primeiro, a faixa etária do grupo, o nível de conhecimento sobre o assunto a ser abordado e a expectativa do grupo naquela reunião ou naquele encontro.

Como é este grupo?
Conhecidos os indivíduos do grupo, faça do grupo um conjunto. O grupo é harmônico,  é congruente, ou é divergente? Qual gênero  que predomina ou não predomina? Quais os objetivos iniciais como um grupo?

A principio, as pessoas se ingressam num grupo para pertencer a algo que os identifica, ou que promete corresponder a suas expectativas. Raramente as pessoas estão num grupo sem identificação com ele ou com a proposta até mesmo com a promessa  de ganhos.

 Escutar e perceber..
Feita essa análise das pessoas e do grupo, escute e perceba o grupo. Faça as 5 escutas e  leitura  gestual  e psicoacústica  do grupo, sem perder a  visão de indivíduos dentro do grupo.

Proponho que...
Faça a sua proposta ( que pode ser neste momento ampliada ou reduzida conforme sua idéia original). Neste momento comece a moldar formalmente o grupo para atingir os seus objetivos como líder do grupo ou como orientador, mediador, expoente ou como queira nomear.
.
Depois da proposta pontue os objetivos do grupo, com a colaboração dos participantes.

Desenhe o grupo
Como estratégia de coesão: enumere os pontos em comuns, os pontos divergentes e os alinhave. Conecte-os. Ligue-os de alguma forma, limitando-os dentro do grupo. Escolha criteriosamente o que usar e “pesque” o que há de melhor em cada individuo do grupo. “Ignore” os pontos fracos ou as divergências e edifique o que será construtivo para o grupo. É o momento de desenhar o grupo que você lidera.

 Aponte as linhas de atuação e seus responsáveis sugerindo estratégias e atividades. Receba, selecione e acate  idéias vindas do grupo.

Após esse esboço de desenho do que é o grupo, de como é formado, em quais linhas ele atuará, e com quais estratégias, ofereça essa imagem e espere o grupo apoderar-se dessa imagem de uniformidade até que cada um visualize, sua função e posição na dinâmica social do grupo naquele encontro. É o momento das dinâmicas formais, se existirem na sua proposta.

Arremate concluindo as funções de cada subgrupo ou de cada pessoa e como você imagina que o grupo caminhará ate o objetivo final passando pelas estratégias “x”  e “y” propostas anteriormente.

Dar, receber e esperar...
Dê uma devolutiva ao grupo sobre o que você esperava e o que  você achou e então oferte algo para o próximo encontro. Demonstre sua expectativa, o q você espera receber e crie o desejo de realizá-las.

Lembrem-se de que a maior realização é ter seus valores reconhecidos e quanto mais reconhecidos os valores do outro, mais empenho desse você terá; maior será a doação dele para o grupo.

As afinidades e as disputas pessoais aparecerão e os lideres se mostrarão naturalmente no decorrer das atividades do grupo. Equilibre-os como moderador do grupo e não perca o foco.

Ideal:
A medida que o grupo amadurece, vá delegando tarefas e acolhendo mais participações. O grupo estará pronto para gerir-se quando não depender de você, e sim  servir-se de você como uma referência, uma orientação, um representante.O ideal é que o líder do grupo maduro o represente e o conduza, mas que os passos sejam dados, a seu tempo, pelo grupo que molda-se a si mesmo no seu desenvolver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

onda mucosa

http://youtu.be/UsFtDdd3emE  (onda mucosa- pregas vocais- filme) http://youtu.be/SRTAcEnGJNY  ( esquema didático ) desenho das camadas internas da prega vocal:

dois oradores

           Podemos observar diferenças de estilos e de estratégias nos dois oradores   ( aqueles q abordamos em aula e que peço que não mencionem   os nomes, por favor). Estou usando-os porque para nós foram exemplos vivos de boa oratória. Vamos iniciar ressaltando que são duas pessoas bem diferentes no estilo de ser, o que reflete obviamente no estilo de falar. Ambos muito bons.   O primeiro abordou um assunto muito explorado, que já trás no bojo pré conceitos por parte da platéia. O segundo   trouxe um assunto   que pôde ser aprofundado e não contava com um pré conceito da platéia.   Daí, pudemos ver a diferença no comportamento dos oradores ao responderem as perguntas. O primeiro não pôde respaldar-se totalmente no seu discurso porque não pôde aprofundar como a platéia exigiu nas perguntas. O segundo como explorou mais e em profundidade, estava mais didático, com intuito de ensinar realmente, pôde respon...

festival de ópera de Brasília

Estamos vivendo o primeiro festival de ópera de Brasilia! até que enfim, entramos no roteiro. Não temos o glamour dos teatros de Manaus ou de Belém, mas Brasília tem charme, público, músicos e cantores de grandeza operística! Parabéns a todos os envolvidos.  Professores de canto, cantores, alunos, fonos, amigos e parceiros...nos encontramos lá!! (teatro nacional as 20:00h) Para os amigos do blog, um presente: a lindíssima voz de Mirusia, da cia de Andre Rieu, da Strauss Orchest http://youtu.be/TkY9HtwXNU8